Fala, galera! Beleza?
Depois de um esforço enorme para escrever seu livro, com centenas de páginas, dezenas de capítulos, um final memorável e gastando o máximo de sua mente e criatividade para produzir sua obra prima, vem a pergunta:
“Será que estão realmente lendo meu livro?”
Após escrever seu livro, você acaba por depender do leitor para saber se seu livro está bom ou não. Também fica difícil saber se há algo que possa ser melhorado (talvez numa nova edição, caso seja um livro impresso), repercussão e afins.
E isso pode fazer muita diferença no sucesso de seu livro ou não.
Então vamos aos passos:
Esse é, sem dúvida, o passo primordial. Se depender da divulgação feita pelo próprio Wattpad ou pela Amazon, a chance de seu livro ser lido é muito baixa.
Há milhões de livros no Wattpad, na Amazon e em diversos outros websites competindo pixel por pixel por uma visualização na tela de seu computador, tablet ou celular.
O boca-a-boca é a forma mais tradicional (e, de certa forma, mais barata) de se divulgar. Utilize suas redes sociais e comece a divulgar para seus amigos – só não exagere para não parecer um chato.
Se você tem uma boa quantidade de seguidores, publique regularmente notificações – elas são enviadas a cada seguidor seu tanto na área de notificações quanto no e-mail. Publique sempre com datas específicas e seja sempre “religioso” nisso. Por exemplo: se você publica seus livros às quartas e domingos, envie uma mensagem no dia da publicação, assim como na véspera, avisando que publicará seu livro no dia seguinte. E evite enviar mais do que uma mensagem por dia: é bem desagradável receber toneladas de mensagens, sério mesmo.
Outra coisa importante: a não ser que você esteja se referindo a algo conhecido mundialmente, evite atribuir uma sigla ao nome do seu livro. Se seu livro se chama “Eu sei o que você fez no verão passado”, não se refira a ele como ESOQVFNVP (talvez seja mais difícil entender o que significa essa sigla do que falar todo o nome do livro).
Você acaba de receber um seguidor no Wattpad, ou alguém acaba de fazer um comentário em seu livro no Wattpad ou na Amazon. Seus olhos brilham, sua boca abre um enorme sorriso e você faz a dancinha da comemoração. Legal… mas e o seu seguidor ou leitor, como fica?
Por sinal, aqui temos de deixar clara qual é a diferença entre seguidor e leitor:
Se você ganhou um seguidor no Wattpad:
Se alguém leu ou votou no seu livro, mas não é seu seguidor:
E na Amazon?
Além disso, peça para seu leitor, em capítulos do seu livro no Wattpad ou numa seção pré ou pós-história dentro de seu ebook da Amazon, para que ele o avalie. Indique que tal avaliação é muito importante para que você possa compor histórias cada vez melhores.
Aqui vamos falar de coisas… pagas.
Argh, você talvez tenha pensado. Relaxe, não é lá muita coisa a gastar, não. E nem precisa ser por muito tempo, ok? Dependendo da forma com a qual você utiliza esse pequeno orçamento, pode ampliar o alcance de suas obras exponencialmente.
O Facebook e o Instagram permitem que você adicione algum dinheiro para fazer com que sua publicação chegue a pessoas que não te seguem, mas que potencialmente podem querer ler seus livros. Para alcançar os resultados do print logo acima, eu apliquei R$ 8,00 (oito reais) por dia durante cinco dias. Ou seja, R$ 40,00 (quarenta reais). Os alvos? Pessoas lusófonas – brasileiras, portuguesas, angolanas, moçambicanas, entre outras nacionalidades.
Outra forma bastante prática de se atingir novos leitores envolve você disponibilizar seus livros gratuitamente na Amazon por um tempo limitado – talvez um dia ou dois. E para quê isso?
Talvez você ceda centenas de unidades nesses períodos, e acabe por receber uma ou outra avaliação, apenas. Acredite, já faz diferença para que você possa divulgar e novos leitores sintam segurança em adquirir suas obras. Você consegue disponibilizar seus ebooks de graça por tempo limitado através da aba de marketing da Kindle Direct Publishing.
Vamos começar pelo Wattpad. Qual a faixa etária que mais lê seu livro? Qual é o capítulo mais votado? Quais os dias que há mais leituras? São algumas perguntas que seu livro provavelmente gera em sua mente. Todavia, a maior parte das perguntas são respondidas pelo próprio Wattpad. Para ajudar a compreender, vou exibir informações do meu próprio livro, o Força Maior (que aproveito para convidá-los a lerem, ok?):
Para visualizar estas informações, é preciso abrir o Wattpad em um computador. Clique no link Criar, clique sobre o nome do seu livro e, em seguida, clique sobre o ícone do gráfico.
Para ajudar na compreensão, eu publico às quartas e sábados dois capítulos por vez e o Wattpad exibe as informações dos últimos 30 dias.
Unique Readers (Leitores Únicos): Este gráfico mostra quantas pessoas leram seu livro ao menos uma vez no dia, não importando quantos capítulos foram. Os picos foram nos dias 10/04, 17/04 e 24/04. Ou seja, aos domingos.
Votes (Votos): Este gráfico mostra quantas votos foram dados nos capítulos. Como só é possível votar uma vez, esta informação coincide com as leituras.
Comments (Comentários): Este gráfico mostra quantas pessoas fizeram comentários nos capítulos. Seus próprios comentários aparecem aqui também.
Completed Reads by Part (Leituras completas por capítulo): O quanto cada capítulo foi lido, em porcentagem. Como há a área do anúncio e dos comentários ao final de cada capítulo, a faixa ideal pode variar. Logo, valores acima de 50% devem ser considerados bons.
Votes by Part (Votos por capítulo): quanto maior for seu livro, mais decrescente será este valor ao passar dos capítulos.
Comments by Part (Comentários por capítulo): ao contrário dos votos, os comentários são a parte mais relevante na minha opinião, pois demonstra a intenção do usuário de se comunicar com você. Sendo mais trabalhoso que clicar sobre uma estrela, considere o comentário como um “voto ampliado” e sempre responda a todos os comentários assim que possível.
Age (Idade): aqui sabemos qual é a faixa etária do seu usuário. Isso pode ser importante para readequar a linguagem da sua história, assim como também observar se pode ser necessário aplicar uma censura ao conteúdo.
Genre (Gênero): aqui sabemos se é homem ou mulher. Pode ser útil para dosar elementos como romance, ação, tipos de diálogo e até mesmo tipos de piadas, conforme seu público-alvo.
E na Amazon? Como vejo esses números? Através da aba “Relatórios” no Kindle Direct Publishing.
Pode parecer pouco, mas já é um índice interessante para saber se há leitores interessados em sua obra, aliando também às avaliações realizadas em seu livro. Não se esqueça de estimular seus leitores a avaliar suas obras.
Imaginemos que você queira saber qual é o gênero de leitura preferido do seu leitor. Ou ainda, qual é o personagem preferido dele. Isso não é fornecido por qualquer uma dessas plataformas, mas você pode obter. E há duas formas de você fazer isso.
O Google Trends é uma ferramenta do Google que permite que você pesquise as principais tendências de busca. É possível comparar dois termos para compreender quando eles são mais buscados que o outro, assim como a incidência de tal pesquisa. Por exemplo, a imagem acima aponta que livros de romance são muito mais buscados que livros de aventura.
Porém, caso precise de algo mais específico…
Com os meus leitores, eu utilizo o Formulários Google, que permite que eu faça uma pesquisa com os dados que eu desejar. É uma alternativa bastante interessante para obter os dados. Inclua o link do formulário em algumas postagens e também ao final de cada capítulo do Wattpad e peça para que seu leitor gaste uns cinco minutos para responder. Obviamente não é tão abrangente quanto os gráficos do próprio Wattpad, mas ajuda bastante.
Veja o formulário que fiz para o Força Maior aqui. Se desejarem, posso encaminhar a vocês o formulário original para que vocês utilizem-no como base para o próprio formulário, ok?
Espero que essas dicas possam ajudá-los a obterem sucesso com suas publicações!