Você escreveu um livro. Incrível! Sensacional!
Seja essa obra uma autobiografia, um diário de viagem, poesia, uma ficção científica empolgante, um romance de arrancar lágrimas ou qualquer outro tipo de livro, o conteúdo está finalizado e você está pronto para os próximos passos – ou seja, mandar seu “filho” para desbravar o mundo!
E se você está aqui, lendo este artigo (muito obrigado!), então é de se imaginar que você esteja com dúvidas a respeito de como publicar seu livro. Então chegamos ao X da questão: como saber qual método de publicação é o ideal para você?
Até algumas décadas atrás, só existiam essas formas de um autor publicar:
Hoje em dia, temos o acréscimo de:
Escolher uma forma de publicação parte do pressuposto de qual é o público que você pretende alcançar, sua história, suas metas e, sem dúvida alguma, de suas condições financeiras. A seguir vou entrar com as vantagens e desvantagens de cada um dos tópicos ilustrados anteriormente.
Este é o caminho mais longo. Grandes editoras, como Intrínseca, Arqueiro, Companhia das Letras, Rocco e afins são grandes desafios para um autor. Para que eles publiquem um livro seu, eles esperam que você seja um autor lucrativo. E lucrativo significa que você tenha potencial para vendas. E potencial para vendas significa que você seja conhecido de alguma forma. E conhecido de alguma forma significa que você já tenha um número de clientes esperando pelo seu livro.
Se você notou no parágrafo anterior, um autor em seu primeiro livro tem chances remotas de publicação, pois não é conhecido o suficiente para dar à editora a segurança que ela deseja. Você pode ter escrito uma hexalogia que concorre em condições de igualdade com as “Crônicas de Gelo e Fogo” de George R. R. Martin. Porém, eles darão prioridade a um escritor consagrado ou a uma celebridade da TV ou internet – mesmo que seja um livro medíocre.
Essas editoras abrem suas portas para novos autores? Eventualmente. Você enviará seu original e eles prometerão que o lerão em “alguns” meses – “alguns” entre aspas, mesmo, pois o tempo é absolutamente indefinido. Como é de se esperar, este caminho é indicado apenas se você, autor, já possuir certa fama.
A vantagem é que, uma vez que eles gostam de seu original, eles arcam com praticamente tudo, desde a impressão até o lançamento. A desvantagem é que a maioria dessas editoras controla a produção (como diagramação, produção de capa e afins) e distribuição (onde, como e quando seu livro será vendido), sendo o autor pouco influenciador desses processos.
Você pode ver uma lista dessas editoras neste link.
Importante: algumas dessas editoras pedem que o autor envie pelo correio uma versão impressa do seu livro (em folha de sulfite, encadernado). Se seu livro tiver muitas páginas, recomendo buscar por uma gráfica barata.
Este é um caminho curto, mas que requer capital para investimento. Editoras médias e pequenas aceitam publicar seu livro, mas sob a condição do autor pagar pelos custos – sejam eles de aquisição do primeiro lote, revisão, criação de capa, diagramação e afins. Cada editora possui regras próprias, e pode ser que o autor tenha de comprar mais ou menos edições conforme tais regras.
A impressão dos livros geralmente leva cerca de três meses, mas pode demorar mais. Isso varia conforme a demanda da editora, assim como processos de aprovação ou reprovação por parte do autor. A publicação e distribuição também varia conforme editora: algumas delas distribuem para grandes livrarias, enquanto outras trabalham apenas com vendas online através de marketplace (quando você encontra um produto num grande ecommerce, mas ele está sendo vendido por outra empresa).
Já fui procurado por várias editoras que prestam serviços, e quase todas elas exigem a aquisição de uma quantidade de seus próprios livros. No meu caso, uma delas exigiu a aquisição de 100 unidades, outra de 300 e uma terceira de 500 – por questões de confidencialidade eu não posso divulgar os nomes dessas editoras.
Comprar centenas de livros te assusta? Algumas dessas editoras aceita negociar para reduzir. O que fazer com esse monte de livros também te preocupa? Você pode:
Geralmente os direitos de autor que você receberá circulam em cerca de 5% do valor de venda do livro, mas é algo que pode ser alterado conforme as vendas do livro cresçam.
Diferentemente de uma editora tradicional, uma editora prestadora de serviço é mais flexível quanto ao trabalho feito no livro: o autor tem mais influência para a produção de uma capa, assim como o local do evento de lançamento do livro – inclusive, algumas dessas editoras intermedeiam o evento de lançamento, o que já ajuda bastante, seja no diálogo com a livraria ou estabelecimento, seja na produção gráfica do estande.
A desvantagem é que a divulgação por parte de algumas dessas editoras não é lá grande coisa: é necessário, portanto, que o autor seja o responsável pela sua própria divulgação, gerenciando perfis em redes sociais, criando sites e blogs, entre outras questões.
Você pode ver uma lista dessas editoras neste link.
Importante: é altamente recomendado que você procure e entre em contato com autores que já publicaram por estas editoras antes de fechar negócio. Muitos autores reclamam de atrasos, falta de contato por parte da editora, artigos nebulosos de contrato, atraso de pagamentos de royalties e outros problemas mais.
Este é o caminho mais ousado. Ir até uma gráfica e imprimir dezenas ou até centenas de edições de seu livro, pegá-los e ir nas livrarias de sua região para expô-los ou vendê-los pela internet. Geralmente é o método mais barato, pois você pagará apenas pela impressão dos livros – quanto mais unidades, menor o preço por unidade. Você também terá mais lucro ao vender, pois você não está vinculado a uma editora. Assim como na publicação por uma editora de prestação de serviço, você pode:
Não estranhe esse método, que parece altamente arriscado. Autores famosos como André Vianco começaram dessa forma. Requer um esforço imensurável por parte do autor, então prepare-se para gastar muita energia e suar bastante.
Gráficas não fazem revisão gramatical, produção de capa, diagramação e afins: o autor é responsável por tudo, e o livro será impresso exatamente conforme a gráfica o receber. Obviamente, o autor é o responsável por toda a divulgação, incluindo evento de lançamento.
Importante: verifique se a gráfica oferece um “proof” (um “boneco” para aprovação), pois imprimir centenas de livros para apenas depois descobrir que a qualidade está aquém do ideal será um prejuízo irrecuperável.
Este é o caminho mais simples e barato – até mesmo porque nenhuma dessas plataformas cobra quaisquer valores prévios do autor. Com um simples arquivo feito num editor de textos você já pode publicar nessas plataformas.
Geralmente não há preocupação com impressão, então a maioria dos livros publicados fica disponível em poucos minutos. Porém, é recomendado sempre “testar” o livro, seja num aparelho físico como o Kindle, seja pelo aplicativo oficial da plataforma digital.
A capa é responsabilidade do autor, assim como a diagramação – que é diferente de um livro impresso, mas geralmente um processo muito mais amigável para alguém leigo. Tal qual a impressão por conta própria, não há serviços de revisão, produção de capa ou diagramação: o autor é o responsável por todo esse processo. Todavia, há inúmeros serviços (boa parte gratuitos) para fazer o manuscrito, diagramação e deixá-lo no formato ePub (necessário para Kobo e Lev, por exemplo), como o Google Docs (https://docs.google.com), e para criação de capa, como o Canva.com (https://www.canva.com).
Os livros serão comercializados nos websites e dispositivos de cada plataforma, geralmente de forma não-exclusiva (você pode vendê-los em outras plataformas e também em versão impressa). Há um valor mínimo que deve ser cobrado conforme as exigências dessas plataformas, mas os direitos de autor são muito maiores – por exemplo, a Amazon lhe retorna 35% do valor de venda, mas pode chegar a 70% se você vender exclusivamente através da plataforma deles.
Importante: é recomendado que, mesmo que seu livro apareça nas listagens dessas plataformas, você autor ainda invista na divulgação em redes sociais. Por ser um método gratuito de publicação, haverá dezenas de milhares de livros que concorrerão com o seu.
Este é um caminho geralmente barato, pois o autor não terá de pagar nada para ter seu livro publicado e comercializado em vários sites na internet, seja no formato impresso, seja em formato de e-book.
Serviços como Clube de Autores (https://clubedeautores.com.br), Blurb (https://br.blurb.com), Amazon KDP (https://kdp.amazon.com) e Bok2 (https://www.bok2.com.br) são gratuitos e trabalham com os livros na versão impressa e digital, disponibilizando-os em várias plataformas e marketplaces. Porém, seu livro não será enviado a uma livraria física, a não ser que essa livraria física busque por seu livro nessas plataformas.
Assim como imprimir por conta própria ou apostar no mundo digital, todo o processo de produção dos arquivos do livro é de responsabilidade do autor – apesar de algumas dessas plataformas oferecerem ferramentas, tutoriais e documentações para auxiliar o autor nesse processo. Essas plataformas também não fazem revisão, então o livro será impresso exatamente da forma que eles receberem os arquivos. Ou seja, cuidado redobrado.
Os direitos de autor variam conforme a plataforma. Enquanto o Clube dos Autores, por exemplo, permite que o autor indique um valor em reais que deseja, a Amazon impõe um percentual sobre o lucro (diferença entre o custo de produção e o preço de venda).
Como a impressão é por demanda o preço por unidade costuma sair mais caro – algo entre 40 e 50 reais, excluindo o frete, que em plataformas estrangeiras como Amazon KDP e Blurb pode ficar bem salgado.
Você também pode adquirir unidades para si – algumas plataformas oferecem descontos caso adquira várias unidades, enquanto que a Amazon KDP cobrará apenas o custo de impressão, mesmo que se trate de apenas uma unidade.
Importante: adquira uma unidade do seu próprio livro ou solicite um “proof” (boneco) – caso tal opção exista – para verificar qualidade de impressão da capa, diagramação e afins.
Segue tabela abaixo para melhor comparação:
– | Tradicional | Prestadora | Conta Própria | Digital | Sob Demanda |
Custo | Geralmente sem custos | Varia conforme prestadora mas geralmente requer compra de edições | Autor paga por todos os serviços | Custo zero, mas o autor é responsável por fazer todos os serviços, como capa, diagramação e afins | Custo zero, mas o autor é responsável por fazer todos os serviços, como capa, diagramação e afins |
Lucro | Percentual varia, mas circula entre 5% e 30% dependendo da editora | Percentual varia, mas circula entre 5% e 30% dependendo da prestadora | Totalmente do autor | Percentual varia conforme a plataforma | Percentual varia conforme a plataforma |
Direitos | Controlados pela editora. Autor não pode publicar em outros locais sem premissão | Geralmente controlados pela prestadora. Autor não pode publicar em outros locais sem premissão | Totalmente do autor | Totalmente do autor | Totalmente do autor |
Controle | Editora toma as principais decisões de design, publicação e distribuição | Geralmente a prestadora toma as principais decisões de design, publicação e distribuição. Autor tem participação tímida | Totalmente do autor | Distribuição restrita ao universo digital, design e publicação sob controle do autor | Distribuição digital e física pela internet, sem livrarias físicas. Design e publicação sob controle do autor |
Tempo | Impressão de lotes e entrega em livrarias pode levar meses | Impressão de lotes e entrega em livrarias pode levar meses | Conforme demanda da gráfica, mas geralmente ocorre em menos de um mês. Distribuição é feita conforme tempo do próprio autor | Por ser digital, a disponibilidade e distribuição é questão de minutos | Por ser sob demanda, a impressão de uma unidade é feita em dois ou três dias em média. A distribuição é feita para plataformas digitais (e-books) e ecommerces (impressos). Não há distribuição para livrarias físicas |
Distribuição Online | Geralmente nas maiores plataformas | Varia conforme prestadora. Algumas fazem, outras não | Autor decide. | Dentro de cada plataforma de forma exclusiva | Autor decide se deseja versão em e-book |
Distribuição em Livrarias Físicas | Geralmente nas maiores revendas | Varia conforme prestadora. Algumas distribuem, outras não | Autor procura por conta própria | Por ser digital, não ocorre | Não ocorre, a não ser se houver interesse por parte de uma livraria física |
Edição, diagramação e revisão | Totalmente pela editora | Diagramação pela prestadora, edição e revisão variam conforme prestadora | Totalmente pelo autor | Totalmente pelo autor | Totalmente pelo autor |
Design | Totalmente pela editora | Totalmente pela prestadora | Totalmente pelo autor | Totalmente pelo autor. Pode haver restrições conforme formatos predefinidos da plataforma | Totalmente pelo autor. Pode haver restrições conforme formatos predefinidos da plataforma |
Marketing | A maior parte pela editora. Autor também pode fazer | Boa parte pelo autor. Prestadora geralmente faz o básico | Totalmente pelo autor | Totalmente pelo autor | Totalmente pelo autor |
Espero ter lhe ajudado nessa questão e te desejo boa sorte na publicação de seu livro!
Parcialmente baseado no artigo do Lulu e convertido para a realidade brasileira: https://blog.lulu.com/2019/12/20/self-publishing-vs-traditional-publishing-a-comparison/