Dicas e Tutoriais: Quem está lendo seu livro?

Categorias Dicas, Novidades, Tutoriais

Depois de dezenas de capítulos publicados e horas gastando o máximo de sua mente e criatividade, bate a dúvida em sua mente: “estão lendo de verdade meu livro”? Muita gente não sabe como acompanhar o desempenho do livro, o que deveria alterar, a repercussão e afins. E isso pode fazer muita diferença no sucesso de seu livro ou não.

Então vamos aos passos:

1. Você está sabendo divulgar seu livro?

Esse é, sem dúvida, o passo primordial. Se depender da divulgação feita pelo próprio Wattpad, a chance de seu livro ser lido é muito baixa. Há milhões de livros no Wattpad competindo pixel por pixel por uma visualização na tela de seu computador, tablet ou celular.

O boca-a-boca é a forma mais tradicional (e, de certa forma, mais barata) de se divulgar. Utilize suas redes sociais e comece a divulgar para seus amigos – só não exagere para não parecer um chato.

Se você tem uma boa quantidade de seguidores, publique regularmente notificações – elas são enviadas a cada seguidor seu tanto na área de notificações quanto no e-mail. Publique sempre com datas específicas e seja sempre “religioso” nisso. Por exemplo: se você publica seus livros às quartas e domingos, envie uma mensagem no dia da publicação, assim como na véspera, avisando que publicará seu livro no dia seguinte. E evite enviar mais do que uma mensagem por dia: é bem desagradável receber toneladas de mensagens.

Outra coisa importante: a não ser que você esteja se referindo a algo conhecido mundialmente, evite atribuir uma sigla ao nome do seu livro. Se seu livro se chama “Eu sei o que você fez no verão passado”, não se refira a ele como ESOQVFNVP (talvez seja mais difícil entender o que significa essa sigla do que falar todo o nome do livro).

[adrotate banner=”5″]

 

2. Você está sabendo divulgar a si mesmo?

Você acaba de receber um seguidor, ou alguém acaba de fazer um comentário em seu livro. Seus olhos brilham, sua boca abre um enorme sorriso e você faz a dancinha da comemoração. Legal… mas e o seu seguidor ou leitor, como fica?

Por sinal, aqui temos de deixar clara qual é a diferença entre seguidor e leitor:

  • Um seguidor é uma pessoa que aceita receber suas notificações. Ele se propõe a receber mensagens e, eventualmente, pode realizar uma leitura ou não no seu livro. Muitos usuários do Wattpad esperam que você os siga de volta, como se fossem usuários do Twitter. No entanto, isso pode se virar contra o próprio escritor: há um limite de pessoas a se seguir, mas não há limite de seguidores, algo criado justamente para evitar o “eu te sigo, então você me segue”.
  • Um leitor é uma pessoa que, ativamente, está a procura de um livro. Ele pode não estar seguindo-o, mas acessou seu livro e leu alguma coisa. Muitos leitores evitam seguir os escritores, principalmente se não confiam que a sua obra não seja de qualidade. Receber notificações frequentes incomodam alguns desses leitores, que apenas querem utilizar a plataforma do Wattpad como um aplicativo de leitura, e não como uma rede social. Portanto, sejam cuidadosos com este usuário.

Se você ganhou um seguidor:

  • Envie uma mensagem ao seguidor assim que possível, agradecendo-o por passar a te seguir – se for um usuário novato, dê também as boas-vindas ao Wattpad. Se desejar, peça a ele que leia seus livros. Faça isso com uma mensagem curta.
  • Se você notar que o seguidor tem alguma característica interessante, comente-a. Por exemplo: se a imagem do usuário for do Batman, faça um comentário legal.

Se alguém leu ou votou no seu livro, mas não é seu seguidor:

  • Envie uma mensagem particular assim que possível. Não envie-a no mural do seu leitor: o mural é uma área pública, mostre seu apreço enviando uma mensagem privada.
  • Não o convide para ser seu seguidor. Se ele não te seguiu até este momento, mas leu seu livro, ele o fará por conta própria se julgar necessário.
  • Envie uma mensagem agradecendo-o pela leitura ou voto. Peça-o para que continue a acompanhar a obra.
  • Envie apenas uma mensagem. Não o incomode com toneladas de mensagens, pois há o risco deste leitor se aborrecer e parar de ler seu livro.
  • Se ele não responder a mensagem, não insista: provavelmente é alguém que não quererá interagir com você.

[adrotate banner=”6″]

 

3. Analisando as estatísticas

Qual a faixa etária que mais lê seu livro? Qual é o capítulo mais votado? Quais os dias que há mais leituras? São algumas perguntas que seu livro provavelmente gera em sua mente. Todavia, a maior parte das perguntas são respondidas pelo próprio Wattpad. Para ajudar a compreender, vou exibir informações do meu próprio livro, o Força Maior (que aproveito para convidá-los a lerem, ok?):

Para visualizar estas informações, é preciso abrir o Wattpad em um computador. Clique no link Criar, clique sobre o nome do seu livro e, em seguida, clique sobre o ícone do gráfico.

Para ajudar na compreensão, eu publico às quartas e sábados dois capítulos por vez e o Wattpad exibe as informações dos últimos 30 dias.

Overview (Visão Geral):

01

Unique Readers (Leitores Únicos): Este gráfico mostra quantas pessoas leram seu livro ao menos uma vez no dia, não importando quantos capítulos foram. Os picos foram nos dias 10/04, 17/04 e 24/04. Ou seja, aos domingos.

02

Votes (Votos): Este gráfico mostra quantas votos foram dados nos capítulos. Como só é possível votar uma vez, esta informação coincide com as leituras.

03

Comments (Comentários): Este gráfico mostra quantas pessoas fizeram comentários nos capítulos. Seus próprios comentários aparecem aqui também.

Engagement (Interação):

04

Completed Reads by Part (Leituras completas por capítulo): O quanto cada capítulo foi lido, em porcentagem. Como há a área do anúncio e dos comentários ao final de cada capítulo, a faixa ideal pode variar. Logo, valores acima de 50% devem ser considerados bons.

05

Votes by Part (Votos por capítulo): quanto maior for seu livro, mais decrescente será este valor ao passar dos capítulos.

06

Comments by Part (Comentários por capítulo): ao contrário dos votos, os comentários são a parte mais relevante na minha opinião, pois demonstra a intenção do usuário de se comunicar com você. Sendo mais trabalhoso que clicar sobre uma estrela, considere o comentário como um “voto ampliado” e sempre responda a todos os comentários assim que possível.

Demographics (Demografia):

07

Age (Idade): aqui sabemos qual é a faixa etária do seu usuário. Isso pode ser importante para readequar a linguagem da sua história, assim como também observar se pode ser necessário aplicar uma censura ao conteúdo.

08

Genre (Gênero): aqui sabemos se é homem ou mulher. Pode ser útil para dosar elementos como romance, ação, tipos de diálogo e até mesmo tipos de piadas, conforme seu público-alvo.

4. Dados que não são exibidos no Wattpad

Imaginemos que você queira saber qual é o gênero de leitura preferido do seu leitor. Ou ainda, qual é o personagem preferido dele. Isso não é fornecido pelo Wattpad, mas você pode obter. E aí entra a necessidade de um bom diálogo com o seu leitor.

Com os meus leitores, eu utilizo o Formulários Google, que permite que eu faça uma pesquisa com os dados que eu desejar. É uma alternativa bastante interessante para obter os dados. Inclua o link do formulário em algumas postagens e também ao final de cada capítulo do Wattpad e peça para que seu leitor gaste uns cinco minutos para responder. Obviamente não é tão abrangente quanto os gráficos do próprio Wattpad, mas ajuda bastante.

Veja o formulário que fiz para o Força Maior aqui. Se desejarem, posso encaminhar a vocês o formulário original para que vocês utilizem-no como base para o próprio formulário, ok?

Espero que essas dicas possam ajudá-los a obterem sucesso no Wattpad!

[adrotate group=”2″]

Deixe uma resposta