Como encontrar imagens boas (e gratuitas) para sua capa

Categorias Dicas, Novidades, Tutoriais

Uma das maiores dúvidas que temos quando queremos criar uma capa é: como encontrar a imagem necessária para ilustrá-la? Ao começar a procura, principalmente quando utilizamos o Google, surgem outras dúvidas: Posso realmente utilizar? Não vou ter problema ao utilizar esta imagem?

Daí vem a grande solução: bancos de imagens. Só que pagar por uma imagem não é lá muito legal, sendo que algumas ainda exigem cartão de crédito e cobram em dólar.

No entanto, há também alguns bancos de dados gratuitos – uns são muito bons, outros nem tanto. Algumas imagens exigem uma atribuição. A atribuição é feita colocando em algum lugar do texto ou da capa algo como “Imagem desenvolvida por Fulano” ou “Foto tirada por Sicrano”, juntamente com um link para o local onde a imagem foi obtida. Você pode descobrir mais detalhes da atribuição no próprio site de imagens.

Abaixo, recomendo alguns bancos de dados de imagens que geralmente utilizo.

[adrotate group=”2″]

 

pixabay.com

pixabay

Este é o meu site preferido. A pesquisa do Pixabay é bem simples, bastando digitar no topo o termo desejado. A primeira fileira é a recomendação de imagens pagas do site ShutterStock. No entanto, a qualidade das imagens gratuitas pode ser mais do que satisfatória.

pixabay-2

Ao abrirmos a imagem desejada, há a informação de licença dela, onde podemos descobrir como o autor deseja ser atribuído. A maioria das imagens não exige.

 

www.pexels.com

pexels-1

Assim como o Pixabay, o Pexels tem um formato de pesquisa bastante simples. O único porém, todavia, é que o site está em inglês (o que pode ser facilmente resolvido com o Tradutor do Google 🙂 ). A qualidade das imagens também é muito boa. A recomendação de imagens pagas é mais discreta, sendo exibida apenas após clicar sobre uma das imagens gratuitas oferecidas.

pexels-2

Assim como no Pixabay, dê uma olhada na coluna da direita e procure saber sobre a atribuição exigida pelo autor da imagem. A maioria das imagens não pede.

 

www.freepik.com

freepik-1

O Freepik tem uma grande vantagem sobre os anteriores: vetores e ilustrações também estão presentes, o que pode ser bom se você trabalhar também com outras áreas gráficas, como cartões de visita, panfletos, websites e afins. A desvantagem: é bem mais “bagunçado” para achar a imagem ideal, o que pode exigir que sejam dados vários cliques nas setas de navegação na parte inferior do site. A primeira fileira, destacada, exibe imagens pagas do Shutterstock.

freepik-2

As informações de atribuição aparecem no botão de download e também logo abaixo da imagem.

 

photopin.com

photopin-1

O PhotoPin permite encontrar imagens tanto comerciais quanto não-comerciais. Buscar por uma imagem mais bonita e destacada, no entanto, pode ser um pouco mais demorado. A busca é apenas em inglês, então pode ser uma boa oportunidade para praticar o verbo to be 🙂 .

photopin-2

Quase todas as imagens do PhotoPin exigem atribuição, o que pode ser um empecilho caso você prefira algo mais “discreto” em seu livro.

 

freeimages.com

freeimages-1

O Free Images tem imagens de ótima qualidade e uma busca em português. Como são imagens com visual voltado para campanhas de marketing, pode ser que demore um pouco para encontrar uma imagem digna de capa. Todavia, vale a pena fazer a busca. A coluna à esquerda exibe imagens pagas, mas você pode ocultar esses resultados no filtro do topo, optando por “Arquivos Gratuitos”.

freeimages-2

As informações de licença, assim como possíveis atribuições, ficam abaixo da foto. Geralmente, a maioria das imagens gratuitas do Free Images permite utilização até mesmo impressa para motivos de uso pessoal.

 

images.google.com

Sim, o próprio Google traz um ótimo retorno de imagens que você pode utilizar. E muita gente não sabe utilizar o sistema de busca de imagens do Google. Veja abaixo como fazer:

google-1
Digite o termo pesquisado e tecle ENTER ou clique na lupa no final da caixa de texto.

 

google-2
Clique em Ferramentas, Tamanho, Maior que… e escolha o tamanho desejado. Recomendo que a imagem tenha ao menos 2MP de tamanho.

 

google-3
Finalmente, clique em Direitos. Se você for colocar a imagem sem qualquer alteração, basta escolher “Marcadas para reutilização não-comercial”. Caso contrário, escolha “Marcadas para reutilização não-comercial com modificação”, o que é comum para quem quer elaborar capas.

 

google-4
Para finalizar, clique sobre a imagem desejada e, em seguida, clique no botão Visualizar Imagem. Assim que a imagem for aberta em outra aba, basta clicar com o botão direito sobre ela e escolher “Salvar imagem como…”.

Espero que esta postagem seja útil para você. Se quiser saber mais sobre como elaborar capas, veja este artigo.

[adrotate group=”2″]

1 ideia sobre “Como encontrar imagens boas (e gratuitas) para sua capa

Deixe uma resposta