Uma das maiores dúvidas que temos quando queremos criar uma capa é: como encontrar a imagem necessária para ilustrá-la? Ao começar a procura, principalmente quando utilizamos o Google, surgem outras dúvidas: Posso realmente utilizar? Não vou ter problema ao utilizar esta imagem?
Daí vem a grande solução: bancos de imagens. Só que pagar por uma imagem não é lá muito legal, sendo que algumas ainda exigem cartão de crédito e cobram em dólar.
No entanto, há também alguns bancos de dados gratuitos – uns são muito bons, outros nem tanto. Algumas imagens exigem uma atribuição. A atribuição é feita colocando em algum lugar do texto ou da capa algo como “Imagem desenvolvida por Fulano” ou “Foto tirada por Sicrano”, juntamente com um link para o local onde a imagem foi obtida. Você pode descobrir mais detalhes da atribuição no próprio site de imagens.
Abaixo, recomendo alguns bancos de dados de imagens que geralmente utilizo.
[adrotate group=”2″]
Este é o meu site preferido. A pesquisa do Pixabay é bem simples, bastando digitar no topo o termo desejado. A primeira fileira é a recomendação de imagens pagas do site ShutterStock. No entanto, a qualidade das imagens gratuitas pode ser mais do que satisfatória.
Ao abrirmos a imagem desejada, há a informação de licença dela, onde podemos descobrir como o autor deseja ser atribuído. A maioria das imagens não exige.
Assim como o Pixabay, o Pexels tem um formato de pesquisa bastante simples. O único porém, todavia, é que o site está em inglês (o que pode ser facilmente resolvido com o Tradutor do Google 🙂 ). A qualidade das imagens também é muito boa. A recomendação de imagens pagas é mais discreta, sendo exibida apenas após clicar sobre uma das imagens gratuitas oferecidas.
Assim como no Pixabay, dê uma olhada na coluna da direita e procure saber sobre a atribuição exigida pelo autor da imagem. A maioria das imagens não pede.
O Freepik tem uma grande vantagem sobre os anteriores: vetores e ilustrações também estão presentes, o que pode ser bom se você trabalhar também com outras áreas gráficas, como cartões de visita, panfletos, websites e afins. A desvantagem: é bem mais “bagunçado” para achar a imagem ideal, o que pode exigir que sejam dados vários cliques nas setas de navegação na parte inferior do site. A primeira fileira, destacada, exibe imagens pagas do Shutterstock.
As informações de atribuição aparecem no botão de download e também logo abaixo da imagem.
O PhotoPin permite encontrar imagens tanto comerciais quanto não-comerciais. Buscar por uma imagem mais bonita e destacada, no entanto, pode ser um pouco mais demorado. A busca é apenas em inglês, então pode ser uma boa oportunidade para praticar o verbo to be 🙂 .
Quase todas as imagens do PhotoPin exigem atribuição, o que pode ser um empecilho caso você prefira algo mais “discreto” em seu livro.
O Free Images tem imagens de ótima qualidade e uma busca em português. Como são imagens com visual voltado para campanhas de marketing, pode ser que demore um pouco para encontrar uma imagem digna de capa. Todavia, vale a pena fazer a busca. A coluna à esquerda exibe imagens pagas, mas você pode ocultar esses resultados no filtro do topo, optando por “Arquivos Gratuitos”.
As informações de licença, assim como possíveis atribuições, ficam abaixo da foto. Geralmente, a maioria das imagens gratuitas do Free Images permite utilização até mesmo impressa para motivos de uso pessoal.
Sim, o próprio Google traz um ótimo retorno de imagens que você pode utilizar. E muita gente não sabe utilizar o sistema de busca de imagens do Google. Veja abaixo como fazer:
Espero que esta postagem seja útil para você. Se quiser saber mais sobre como elaborar capas, veja este artigo.
[adrotate group=”2″]